Etapas de como realizar um financiamento imobiliário

Veja abaixo um resumo das etapas necessárias até obter-se o Financiamento Imobiliário. Leia atentamente as dicas para o financiamento do seu imóvel sair com maior rapidez.


Passo 1 – Preparação e Simulação

Retirada de dúvidas sobre o financiamento
Consulta ao site para esclarecimento de dúvidas.

Definição do imóvel desejado
Escolha do imóvel desejado. Caso o comprador ainda não tenha definido o imóvel, pode-se também enviar proposta para uma carta de crédito que pode ser usada posteriormente.

Simulação do financiamento
Quando uma pessoa está querendo financiar a compra de um imóvel ou terreno, construir ou fazer uma reforma, é importante que ela faça uma simulação do financiamento primeiro. Depois de realizar este passo, fica muito mais fácil comparar os planos, propostas dos bancos e instituições financeiras, para se tomar a decisão pelo financiamento que mais se adequa à sua realidade. 

 

 

Passo 2 - Preenchimento da Proposta On-line
 
Definição do plano, condições, Agente Financeiro, preenchimento da proposta e o envio dos dados.
Com a definição da proposta e agentes financeiros eleitos pelo comprador, basta então preencher a proposta e autorizar o financiamento.com.br a enviar os dados para os agentes financeiros. Preste bem atenção para não faltar nenhuma informação e com isso atrasar o andamento da sua proposta. Se você tiver alguma dúvida faça uma solicitaçao de simulaçao te enviaremos por email.

 

Passo 3 - Análises de Crédito e Jurídica: envio de documentos

 

Análise de Crédito
De acordo com as informações e documentos apresentados para análise de crédito os agentes financeiros irão analisar, entre outras coisas, se o prazo, renda declarada, idade e características do imóvel para estudo da viabilidade de concessão do crédito e a adequação do imóvel escolhido estão dentro dos parâmetros da instituição financeira.

Análise Jurídica
Nesta fase, os agentes financeiros realizarão a análise detalhada de toda a documentação enviada. A análise jurídica é fundamental para a realização de uma transação imobiliária segura e a preservação de todas as partes envolvidas.

 

 

Passo 4 - Avaliação do imóvel e visita técnica

 

Os agentes financeiros solicitarão a avaliação do imóvel objeto do financiamento, agendando a vistoria com o engenheiro credenciado e o comprador. A avaliação do imóvel dá a garantia para o comprador de que o valor de compra do imóvel está dentro do valor de mercado praticado no local, na época em que a aquisição estiver ocorrendo. A avaliação efetuada a partir de valores de mercado praticados em outras transações similares e baseada numa perícia técnica minuciosa das condições do imóvel dará ao comprador a segurança que ele precisa para realizar o negócio com toda tranquilidade.

 

 

Passo 5 - Assinatura do contrato de financiamento e Registro em cartório
  
Após a aprovação da proposta de financiamento, e desde que não haja nenhuma pendência, será emitido o CONTRATO DE FINANCIAMENTO e agendada uma data para a assinatura. Depois é só pagar o Imposto de Transmissão de Bens e Imóveis - ITBI e registrar o contrato no cartório de registro de imóveis.

 

 

Passo 6 - Finalização do processo e Liberação de Recursos

 

Concluídas as etapas acima você deverá enviar uma via do contrato registrado para que o seu banco libere o financiamento ao vendedor. Em geral, isso é feito através de depósito em conta corrente, ordem de pagamento ou DOC, em até cinco dias úteis após o recebimento do contrato registrado. Liberado o valor na conta do vendedor do imóvel é só pegar as chaves, reunir a família e celebrar.

Destaques